Projeto Rondon: Uma Experiência Única
“Sem dúvida, a visão sobre Projeto Rondon, após a minha participação, mudou. Antes entendia que o foco do projeto era ajudar as comunidades que recebiam os rondonistas, porém hoje percebo que o foco do projeto está no universitário rondonista. Isto porque, o objetivo é de contribuir para a formação do universitário como cidadão, o integrando no processo de desenvolvimento local sustentável, por meio de ações participativas, ou seja, por em prática os conhecimentos adquiridos na universidade, auxiliando, assim, na formação de multiplicadores para que ocorra uma ação contínua. Como Freire diz na passagem do livro Pedagogia da Autonomia”:
(...) ir ao encontro desse povo emerso nos centros urbanos e emergindo já nos rurais e ajudá-lo a inserir-se no processo, criticamente. E esta passagem, absolutamente indispensável à humanização do homem brasileiro, não poderia ser feita nem pelo engodo, nem pelo medo, nem pela força. Mas, por uma educação que, por ser educação, haveria de ser corajosa, propondo ao povo a reflexão sobre si mesmo, sobre seu tempo, sobre suas responsabilidades, sobre seu papel no novo clima cultural da época de transição. Uma educação que lhe propiciasse a reflexão sobre seu próprio poder de refletir e que tivesse sua instrumentalidade, por isso mesmo no desenvolvimento desse poder, na explicitação de suas potencialidades, de que decorreria sua capacidade de opção. (p.66-67).
“Assim como experiência única, o projeto me permitiu ampliar a visão de meu país e sua diversidade cultural, valorizando a desigualdade e a crença de que o intercâmbio de culturas proporciona um grande aprendizado. Nessa troca de experiências, consegui realizar uma reflexão sem julgamentos de certo ou de errado, e, compreender que ó conhecimento se dá na troca de experiências. Em mim ficou o sentimento de missão cumprida e a enorme alegria de ter participado do Projeto Rondon 2010”.
- Depoimento de Celina Santos da Silva, 24 anos, aluna do 8º período de Pedagogia das Faculdades São José . Celina participou do Projeto Rondon na Operação Centro Nordeste – Silvanópolis, TO.
_______________________________________________________________
Rondon, Por Toda a Vida
" Me inscrevi para participar do Projeto Rondon com o intuito de crescer como pessoa e como cidadão e foi exatamente o que aconteceu. Trago de lá experiências únicas, que só quem participa sabe como é, sensação difícil de descrever. A população é muito carente em relação a saúde bucal. Por isso, o grupo procurou desenvolver um trabalho preventivo e não só restaurador. A experiência é gratificante e encantadora. Recomendo à todos que tem disposição para participar. O Projeto Rondon é algo que levamos conosco por toda a vida!"
- Depoimento de Jonathan Siqueira, 22 anos, aluno do 8º período de Odontologia das Faculdades São José . Jonathan participou da Operação Rei do Baião em Cabrobó - PE.